A Realidade da Visão no Mundo: Por que o acesso ao cuidado visual é urgente?
- Projeto Olhar
- 24 de jun.
- 2 min de leitura

Você já parou para pensar em como a visão impacta sua qualidade de vida? Ler, dirigir, trabalhar, cozinhar, estudar, reconhecer pessoas e objetos — tudo isso depende de uma boa saúde visual. E mesmo assim, milhões de pessoas no mundo vivem sem acesso a algo tão básico quanto um par de óculos.
Nos últimos 10 anos, houve um aumento global de 77% no uso de lentes corretivas. Isso significa que os problemas visuais estão se tornando mais frequentes, principalmente por exposição excessiva às telas, aumento de doenças como diabetes, o envelhecimento da população e falta de prevenção.
No Brasil, os dados são alarmantes: 🔴 Mais de 27 milhões de pessoas precisam de óculos e não têm acesso. Muitas vivem em comunidades carentes e muitas trabalham em ambientes que exigem foco, atenção e produtividade — mas não conseguem enxergar bem o mundo à sua volta.
A Organização Mundial da Saúde já classificou os problemas visuais não tratados como uma das principais causas evitáveis de baixa qualidade de vida. Isso porque, além dos impactos físicos e emocionais, a deficiência visual não corrigida afeta diretamente o desempenho escolar, a empregabilidade, a segurança no trabalho e a autoestima.
E nas empresas?
Uma pesquisa recente aponta que cerca de 60% dos trabalhadores têm alguma necessidade visual não diagnosticada. Isso se traduz em:
Falta de conhecimento, tempo e acesso à consultas regulares
Queda de produtividade
Dores de cabeça frequentes
Afastamentos por acidentes e doenças relacionadas à visão
Dificuldades de concentração
A boa notícia é que a solução é simples e acessível: diagnóstico precoce, orientação e óculos corretivos. Olhe melhor a sua volta, não seja míope para um problema tão simples de resolver.



Comentários